Formação de professores para uma educação crítica: uma experiência com o uso do xadrez

  • Angela Leite Moreno Departamento de Matemática Instituto de Ciências Exatas Universidade Federal de Alfenas
  • Ronaldo André Lopes Universidade Federal de Alfenas
Palavras-chave: Extensão. Educação básica. Componente extracurricular. Jogos. Matemática.

Resumo

Os projetos de extensão universitária permitem a troca de saberes entre a Universidade e a comunidade através do diálogo, contribuindo para a formação crítica dos indivíduos envolvidos em suas ações. Neste sentido, o presente trabalho objetiva apresentar os resultados do projeto Formação de Professores para uma Educação Crítica, em especial, aqueles obtidos na ação xadrez em uma escola pública do sul de Minas Gerais. Este trabalho possui abordagem qualitativa e trata-se de um estudo descritivo. O foco do projeto é contribuir para a formação inicial e continuada de professores, discutindo sobre metodologias de ensino diferenciadas. O xadrez surge, neste contexto, como um curso desenvolvido com vinte estudantes do Ensino Fundamental II e, ministrado por um licenciando em Matemática e uma estudante do Ensino Médio. As atividades ocorreram no biênio 2018-2019 em uma escola estadual de ensino básico parceira do projeto, e foram realizadas em encontros semanais, com conteúdo teórico, aulas práticas e campeonatos. Os resultados obtidos apontam para a importância do ensino e prática enxadrística em escolas públicas devido às particularidades do jogo, que permite uma reflexão social e cultural, impactando positivamente as relações estabelecidas entre universidade, escola e comunidade.  Além disso, são evidentes as melhorias advindas do ensino de xadrez para a formação docente, que se mostra como uma ferramenta pluridisciplinar no ensino.

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Biografia do Autor

Angela Leite Moreno, Departamento de Matemática Instituto de Ciências Exatas Universidade Federal de Alfenas
Professora Doutora - Departamento de Matemática - Instituto de Ciências Exatas - UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas,  Campus Sede, Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, CEP 37130-001, Alfenas, Minas Gerais - Brasil.
Ronaldo André Lopes, Universidade Federal de Alfenas
Professor Mestrando - Programa de Pós Graduação em Educação - UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas, Campus Sede, Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, CEP 37130-001, Alfenas, Minas Gerais - Brasil

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Publicado
2020-08-30
Como Citar
MORENO, A. L.; LOPES, R. A. Formação de professores para uma educação crítica: uma experiência com o uso do xadrez. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 135-149, 30 ago. 2020.